13.4.10

Conversa

Sou meu próprio produtor. Sempre fui. Da idealização de cada projeto até sua materialização, é tudo comigo – o que, por vezes, pouco representa diante da necessidade de inventar um cenário propício para cada novo trabalho que desenvolvo.

Penso que se trata menos de uma característica pessoal que de um traço distintivo da cultura contemporânea, a qual, por inúmeras razões, consolidou e dotou de novas qualidades (além de confrontar com novos desafios) a velha figura do artista-produtor. Sigo meu caminho como posso, mas me reservo o direito de sonhar com a hipótese de algum dia surgir um(a) produtor(a) capaz de perceber que o investimento em áreas como poesia, performance, arte eletrônica, arte sonora, artes visuais e outras pode ser vantajoso.

“Vantajoso”, evidentemente, é termo que não diz respeito à garantia de retorno financeiro fácil e imediato. Refiro-me é às inúmeras iniciativas de financiamento a projetos dessas áreas, que continuam a ser esnobadas pelos produtores – apesar dos recursos financeiros nada desprezíveis que têm sido disponibilizados por meio de editais públicos nos últimos anos.

O problema é que um número enorme de artistas talentosos e competentes continua à margem desses benefícios única e exclusivamente por não contar com a parceria de um produtor antenado, objetivo e ciente do papel cultural de sua profissão. Resulta de tal situação que esses artistas acabam desistindo diante da burocracia que se interpõe entre eles e a realização de seus projetos.

De minha parte, já estaria de bom tamanho encontrar algum(a) profissional disposto(a) a batalhar junto comigo por um poucochinho da montoeira de recursos financeiros que tenho deixado escapar por absoluta incapacidade de ser dois, isto é, de ser, todo o tempo, artista e produtor. É isso.

Quem quiser conversar a respeito, me chame no 88681624, obviamente, depois de dar uma conferida no tipo de trabalho que faço, para não perdermos tempo. Em tempo: quando digo “profissional”, levo em conta, também, a possibilidade de parcerias com aqueles e aquelas que estão dando seus primeiros passos no campo da produção.


Um comentário:

Renato Pedreira | Itaú Cultural - Comunicação Dirigida disse...

Olá Ricardo, boa tarde.

Gostaria de enviar um convite/informativo do edital Rumos Literatura do Itaú Cultural.

Trata-se de um programa nacional de incentivo a produção e crítica literária, inteiramente gratuito, que já está com o período de inscrições em aberto.

Para tanto, peço que me passe um e-mail de contato através do renato@comunicacaodirigida.com.br.

Desde já, agradeço.

Abraço.